DICAS E MÉTODOS DE COMO CORTAR OS PERFIS EM EPS HOMESTAR

As melhores maneiras de cortar os perfis em poliestireno (EPS) e ter resultados com um melhor custo benefício!

Flexível, resistente, econômico e sustentável, os perfis em EPS da Homestar atendem às necessidades, seja na decoração simples de um ambiente até o mais completo projeto de arquitetura na construção civil, os perfis em poliestireno expandido apresentam diferentes aplicações e benefícios.

Para os profissionais que trabalham com o material, a praticidade e a qualidade reconhecida também fazem a diferença; mas ainda pode surgir uma dificuldade: como cortar os perfis em EPS com maior precisão e menos desperdício, sem fazer sujeira e correr o risco de despedaçar ou amassar o produto?

Na verdade, essa é uma questão muito simples, e já conta com diferentes técnicas e soluções. Nós preparamos esse artigo justamente para apresentá-las e te ajudar a garantir os melhores resultados e acabamentos. Confira nossas dicas de como cortar os perfis em EPS e transforme os seus trabalhos em verdadeiros acabamentos profissionais.

Melhores métodos para cortar os perfis em EPS

Existem diferentes ferramentas para cortar os perfis em poliestireno sem causar danos ao material, e inclusive são facilmente encontradas. Nós elencamos aqui as mais comuns e eficientes, para você poder definir qual é a melhor conforme a sua necessidade, como ângulos, detalhes ou outros formatos.

Mas lembre-se para garantir a precisão em seus cortes, é muito importante utilizar nossos gabaritos, que além de manter a precisão no corte, permite realizá-los em ângulos, confira em nossa seção de acessórios a caixa de corte dupla face e o gabarito de corte em EPS da Homestar.

Serras e gabarito

Serras de ponta, serrotes, arcos de serra, ou serras para metais também são ótimas ferramentas para cortar os perfis em EPS em linhas retas.

A Homestar possui em sua linha de acessórios um serrote produzido especialmente para o corte preciso dos perfis em EPS. Para os cortes mais complicados como os cortes realizados  em ângulo é muito importante utilizar um gabarito de corte, disponível também em nossa linha de acessórios da Homestar.

Para garantir o corte adequado é muito importa  realize o movimento de forma direta por todo o perfil de poliestireno. Confira todos nossos acessórios no site clique aqui

Estiletes

O mais importante para cortar os perfis em EPS utilizando um estilete é realizar movimentos firmes e curtos, repetindo-os para não correr o risco de o material esfarelar ou amassar. Essa ferramenta é ideal para cortes mais finos e detalhados, basta se certificar de que a lâmina está apropriada!

Facas

Pode ser uma faca comum, com ou sem serra; o que faz a diferença para um corte mais uniforme é esquentá-la antes de aplicar no material, mantendo sempre a pressão durante o procedimento.

Há ainda a técnica de passar a faca sob uma vela acesa (branca, de preferência, para não manchar o EPS Isopor®), até que ela acumule cera e, assim, possa cortar o EPS Isopor® de forma regular. Além disso, você também pode utilizar uma faca eléctrica de cozinha, a partir de um movimento ágil e livre de pressão.

Serras elétricas (atenção)

Obviamente, que as serras elétricas, são pau para toda obra! MAS se for decidido cortar os perfis em poliestireno, devemos tomar algumas precauções, já que esse tipo de equipamento apesar de rápido e ágil pode acabar derretendo os perfis na hora do corte, mesmo realizando o corte de maneira rápida e precisa, as extremidades dos perfis em EPS acabam derretendo. Por isso corte sempre o perfil de poliestireno de cima para baixo, com sua face do perfil voltada para cima, deixando a parte de traz do perfil para baixo

Aprenda a fazer cortes em ângulos

Bastante usado na montagem de molduras, quadros, guarnições de portas variados, o corte em ângulo é um tipo de corte que sempre necessita de um bom acabamento, pois elimina a visão do topo de uma das peças em qualquer emenda em cantos externos, criando uma quina viva.

Assim, para realizar o corte em ângulo, também caracterizado como corte meia esquadria ou corte 45º transversal ou longitudinal, é fundamental que se tenha relativa habilidade e experiência para o corte, além de ter a sua disposição um bom equipamento, com boas lâminas de corte.

Porém, mesmo assim, a produção manual do corte em ângulos não será elevada o suficiente para atender a demanda. Por isso, quanto maior for a produção, maior será a necessidade de adquirir equipamentos mais específicos para o corte em ângulo.

Neste contexto, um gabarito para o corte das peças é o mais indicado para realizar cortes perfeitos já que são muito mais econômicos para quem não dispõem de uma máquina de corte em ângulo.

Com realizar os cortes de perfis em ângulo.

Meça o tamanho da parede a ser aplicado o perfil e identifique se o corte a ser aplicado é em ângulo interno ou externo.

Em seguida pegue a peça e faça a marcação

Trace um risco no gabarito, acompanhando as bordas do perfil. Quando utilizar um novo modelo de perfil será necessário realizar um novo traço.

Segure o perfil com uma das mãos para que este não ultrapasse as marcas traçadas no gabarito.

Ao cortar mantenha o serrote na horizontal, faça movimentos rápidos e não utiliza força, pois se aplicar força ao cortar o perfil, irá provocar pequenos danos no material e isso vai obrigá-lo a realizar acabamentos desnecessários.

Não cole os perfis antes de verificar se os cortes dos ângulos estão corretos, depois de acerta-los corretamente na parede, lembre-se o corte de qualidade garante o encosto perfeito das peças, reduzindo o material e o tempo gasto em acabamentos.

Para facilitar seu entendimento na hora de realizar os cortes nos perfis de poliestireno, preparamos dois vídeos demonstrativos utilizando nosso gabarito de corte e a serra, ambos acessórios vendidos pela Homestar.

Dicas para um bom acabamento

Independentemente de qual ferramenta e método você optar, algumas dicas são importantes para obter um resultado melhor. Separamos aqui as principais:

  • Para facilitar o corte e garantir formas mais definidas, marque o material com lápis ou caneta sem pressionar;
  • Para alisar as bordas depois de cortar os perfis em EPS, utilize outra placa de poliestireno, esfregando uma contra a outra para polir a superfície do material;
  • Para proteger a sua área de trabalho e os produtos, conte com uma base apropriada, sob uma superfície plana;
  • Para garantir linhas retas nos cortes dos perfis em EPS, utilize uma régua na hora de conduzir a ferramenta de corte ou o nosso gabarito de corte.

A Homestar é uma empresa referência no mercado com 18 anos de experiência, com a matriz em Portugal, atuando em diversos países como Espanha, Brasil, entre outros. Preocupados com a sustentabilidade, nossos produtos são de poliestireno de alta densidade, fabricados na Alemanha, resistentes a umidade e livre de CFC. No nosso portfólio você encontra uma linha completa de perfis para teto, roda-meio, forros e mais uma série de produtos que se enquadram perfeitamente no segmento decorativo e de acabamento. No Brasil, atuamos em diversos Estados e contamos com uma equipe experiente, altamente treinada e capacidade para atender sua necessidade, as entregas e distribuição dos nossos produtos são realizadas de acordo com a demanda do seu segmento. Entre em contato, estamos prontos para lhe atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *